quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Críticas TMJ - Edição #49


A edição #49 da turma jovem já lançou. Assim, hoje(5) trago mais um "Críticas TMJ"! :D Confiram abaixo, a crítica/resenha feita pelo site(contém spoilers):
O verdadeiro Cascão

Essa é mais uma edição que tenho o prazer de comentar. Não só pelo roteiro, mas também pelo desenho, que está muito próximo ao mangá. Acho que já falei aqui no site e nas redes sociais, que o personagem que mais me diverte é o Cebola. Deve ser por causa da atitude dele e dos planos mirabolantes! Mas essa história, me fez gostar muito foi do Cascão.
Quem leu a HQ percebeu que ela foi uma clássica homenagem às aventuras de super-heróis. Algumas falas e cenas fazem referência à Homem-Aranha, Capitão América e outros heróis dos quadrinhos. E como o Cascão é um grande fã deles, ele se encaixou perfeitamente como personagem principal dessa edição.


Tudo começa quando o Capitão Feio(que não é mais Poeira Negra), reaparece com novos poderes. Ele, que é o grande vilão da turma, ataca Cascão e Magali desprevenidos. Cascão tenta proteger Magali mas o muro que o Feio acertou, cai sobre ele e o Cascão. Mônica e Cebola chegam e salvam o amigo dos escombros, e o Feio foge.
Depois eles levam Cascão para o hospital e Cascuda vai ver o namorado. Ela começa a culpar Mônica, Magali e Cebola por tudo de ruim que acontece com o Cascão, os acusando por ele sempre se dar mal. Apesar de querer proteger o Cascão, achei a personagem estranha, nunca vi ela agir daquele jeito. Cascão, então, não gosta da atitude dela e foge pela janela do quarto. Ele não se sente fraco como todos pensam e num momento de raiva, destrói uma cerca. Assim descobre que ganhou os poderes do Capitão Feio! E tinha que ser logo ele, o "ex-porquinho da turma"!


Sem entender o que tinha acontecido, ele voa pelo bairro e usando seus poderes, suja todas as pessoas na rua. Ele lembra do Homem-Besouro(herói fictício na HQ) sempre falando sobre a responsabilidade.
No dia seguinte, quando ladrões estão roubando o banco, Cascão aparece com a sua nova identidade secreta, com o nome de Manto Negro. Ele salva as pessoas mas no colégio, descobre que ninguém gostou do "novo herói" porque ele suja tudo por onde passa. E depois, quando o Manto Negro vai salvar um bebê, eis que surge o Kid Clean, um novo herói(que mais parece personagem de comercial de pasta de dente). Ele salva o bebê e acusa o Manto de ser o vilão da história, ser o mesmo Capitão Feio de sempre. As pessoas acreditam no Kid e Manto foge sem saber o que fazer. Eu já não me simpatizei com o Kid.


Cascão vê que todos adoram o Kid Clean. Quando vai salvar um ônibus, novamente é chamado de vilão pelo Kid e as pessoas. Além do ciúmes, Cascão fica com raiva pelo julgamento errado que deram ao Manto Negro. Ele só queria proteger as pessoas do perigo. Depois, numa cena no colégio pegando fogo, Cascão se veste de Manto Negro e vai salvar Cascuda e seus amigos, que ainda estão presos no prédio. Ele acaba piorando a situação e Kid novamente salva todos. Kid tenta convencer Manto de que os poderes só trazem o mal, e os dois decidem duelar.

Quando Manto Negro vai ao local de encontro, Mônica, Magali e Cebola aparecem e falam que já sabiam que o Cascão era o "novo herói". Junto do Kid Clean, todos falam que os poderes só fizeram mal à ele. Assim Cascão desiste dos poderes pela amizade, e aí vem a grande revelação: Kid Clean era o Capitão Feio disfarçado! Ele conta que Cascão recebeu os poderes porque estava fraco quando o muro caiu sobre os dois. Os poderes procuraram alguém compatível com o Feio e claro, era o Cascão. Por isso o Kid sempre falava que os poderes eram ruins. Ao mesmo tempo que fiquei com raiva do Feio, fiquei impressionado com o plano dele! Ele deixou de lado a vilania e a sujeira, para virar um herói e conseguir seus poderes de volta!
Cascuda aparece depois e se junta à turma contra a volta do vilão. Mônica então joga um banco contra o Feio, que o banco cai no lago. A água atinge o Feio e ele desaparece. Para vermos como a força da Mônica é impressionante!


Todos se desculpam com Cascão, dizendo que fizeram um julgamento errado dele. Tudo acaba bem, com o personagem percebendo que não acham ele um fraco e vendo que é feliz do jeito que é.
Como disse no começo, gostei muito do roteiro e do Cascão nessa edição. Não só por ele ser engraçado, mas também porque é original, não se influencia pelos outros. Estou ansioso pela edição especial colorida que nosso personagem vai ganhar!
E mais ainda pela edição #50, que vai trazer o casamento da Mônica e Cebola*! Aliás, o convite-brinde do casamento, que veio na edição #49, é incrível e muito bonito! Mas a dúvida de todos é como será essa casamento. De verdade? Simbólico? Um sonho da Mônica? Bom, só saberemos no final de Setembro. Até lá, vamos imaginando como será a cerimônia desses dois...


Pedro Henrique

*No livro Ouro da Casa, na página 167, tem uma HQ feita por Petra Leão e Marcelo Cassaro(roteiristas da Turma da Mônica Jovem). A HQ mostra um casamento da Mônica e Cebola! Será que essa história, faz referência à TMJovem #50?
Também quer falar sobre a edição #49? Então, comente! :D

15 comentários :

BremdS disse...

Amei a crítica! E mal posso esperar pela crítica da TMJ 50! E... Onde você conseguiu a HQ da TMJ 50? Tem na internet a Ouro da Casa na pág. 167???

Pedro Henrique disse...

Não Brenda. Eu falei que no livro Ouro da Casa, tem uma HQ da Mônica e do Cebola se casando. Mas não estou falando que é da TMJ 50, estou supondo que é referência ao casamento deles. :D

Leonardo Souza disse...

Adorei a Crítica, quanto a Cascuda ter culpado a turma pelo que acontece com o cascão, achei errado esse lado desconhecido da personagem também !
E realmente todos estão discutindo como será o casamento de Mônica e Cebola, é realmente uma dúvida :D Parabéns pela critica sensácional, e como eu sempre digo "CRIATIVIDADE SEM LIMITES" :D

jacimar disse...

Gostei da critica :D e eu também tenho o ouro da casa! D+++++ essa HQ!

Gabriel Machado Scaliante disse...

Bom, não acho que isso é uma crítica, você faz mais um resumo da história do que falar sua opinião e isso fica estranho, parece um resumo com pequenos comentários e não uma crítica. E um crítico enxerga os lados bons e ruins de algo, e parece que você só enxerga os bons, sendo que a TMJ está recheada de ruins... Bom, opinião minha ;)

Pedro Henrique disse...

Gabriel, mas uma crítica/resenha também consiste em você dar um resumo do que você está falando. E em relação a TMJ, concordo que tem lados ruins mas em relação a essa edição, não achei nada de ruim.
Mas nas próximas críticas/resenhas, mostrarei mais minha opinião! :D

Pedro do TMJ Mania

BremdS disse...

Acabei de ver no seu Facebook do TMJ Mania! Eu vi a tirinha (só uma parte D:) DEMAIS!!! XD!

Guilherme Daré disse...

Gostei, mas eu achei que eles poderiam dar um espaço maior para o conflito entre o Cascão e a Cascuda, já pra entrar no clima da TMJ #50. Ficou uma coisa meio "quebrada".

Gostei da crítica, concordo em boa parte o que você disse (:

Caio Nogueira disse...

Gostei da Crítica e mesmo não lendo a história vi que você destacou todos os pontos bons da Edição e transmitiu a nós!!

Estou bem ansioso para Comprar meu exemplar e com sua crítica minha ansiedade Só aumentou!!!

Junior Santana disse...

legal!

Danilo Passos (dono) disse...

Muito bom, um verdadeiro resumo e junção de ideias. ^^

Paulo disse...

Comparando a edição 48 com a 49, a 49 ficou muito a desejar. TMJ deixou de ser estilo mangá há muito tempo, agora é uma simples HQ, até o traço que era mais puxado para o mangá está se desfazendo. Poderiam ter explorado bem mais essa edição, colocado mais ação, deixar a Magali mais útil, colocar pretextos melhores para chamarem o Cascão de vilão, porque o simples fato "ele tem poderes sujos" não é um argumento. Na minha humilde opinião devemos deixar de gostar do bom e exigir o ótimo da equipe do Mauricio de Souza, eles tem competência em criar historias melhores, fato esse as primeiras edições e a edição 48 que me envolveu bem mais que esta.

Rebeca Marinho disse...

nao gostei muito dessa hq realmente comparando com a tmj 48 ela deixou muito a desejar acho q a tmj era muito melhor no inicio como na hq o brilho de um pulsar
e pedro gostaria de te pedir uma coisa meu twitter nao abre mais teria como vc perguntar ao Mauricio se a tmj 50 será a ultima da tmj por conter o casamento de monica e cebola?? tenho muito medo de q seja eu amo essa turma!!
desde já agradeço

Pedro Henrique disse...

Rebeca, a TMJ vai continuar. A edição #50 não será a última, o Mauricio informou pelo Twitter. :D Ainda mais, que vai ter o Cascão Jovem Especial.

Pedro do TMJ Mania

Rebeca Marinho disse...

Muito obrigada Pedro e parabens pelos 4 anos de blog o meu esta completando 1 aninho dia 27 se quiser ver o endereço e

Soufantmj.blogspot.com

PARABÉNS! VOCÊ ENCONTROU A FIGURINHA 47 COM A MAGALI JOVEM!