sábado, 3 de novembro de 2012

Críticas TMJ - Edição #51


A edição #51 da turma jovem, que está surpreendendo a todos, está fazendo o maior sucesso! Assim, hoje(3), trago mais um "Críticas TMJ"! :D Confiram abaixo, a crítica/resenha feita pelo site:
Quando o passado aterroriza nosso presente...

A Turma da Mônica Jovem vem fazendo um sucesso estrondoso. E quando foi lançada a edição #50 histórica, onde os personagens Mônica e Cebola se casaram, pudemos ver a força que esta HQ tem no mercado brasileiro. A edição vendeu e continua vendendo inúmeras cópias, e ainda está na lista dos mais vendidos.
Pois bem. Em seguida, no mês passado, chegou às bancas a nova edição: “Sombras do Passado – Parte 1”. Lançada bem perto do Dia das Bruxas, a aventura trouxe um toque de terror. E uma grande novidade na capa: a personagem Sofia, que antes só havia aparecido nos gibis da Turma da Mônica clássica.


Nesta aventura, Mônica começa a ter pesadelos que ela não consegue compreender. E junto de Denise, ela vai descobrir o que seus pesadelos querem lhe dizer. E a chegada de uma “colega” do passado, pode ser a resposta de que precisava.
Tenho que admitir: o roteiro de Emerson Abreu está excelente. O enredo desta primeira parte foi muito bem elaborado, fazendo o leitor querer ler a continuação(que será lançada no fim deste mês). Ele faz um belo trabalho nas historinhas da Turma da Mônica, e está fazendo outro em “Sombras do Passado”. Mas também tenho outras coisas a comentar:
A impecável atuação de Denise. Nossa, que personagem cômica! Cada fala dela me fazia morrer de rir. Ela roubou a cena nesta edição, e transformou a Mônica numa personagem secundária. Tornou-se a estrela da aventura! Senti um pouco a falta da Carmem, que é companheira da Denise desde pequena. Será que teremos algo do tipo “Turma da Denise Jovem”?
Outro ponto: apesar de eu ter gostado muito desde início da aventura, o terror da história deixou a desejar. A divulgação, a capa e os comentários sobre ela, me fizeram pensar que ia ter muito terror entre os personagens do Limoeiro. E a edição é de Dia das Bruxas, podia ter mais cenas assustadoras. Mas como o Mauricio sempre comenta, muitas crianças estão lendo a TMJ. Acho também que não foi só eu que ficou decepcionado com a contra-capa(ou quarta capa). Não tinha nada a ver com o tema tratado! Em relação ao terror, a edição #39 do ano passado, que também falou de halloween, me deixou mais “assustado”.


Último ponto: algo muito legal que o Emerson fez foi trazer as Meninas do Bairro das Pitangueiras(que ele mesmo criou). Elas voltaram para destruir a vida da Mônica. Quando algo do passado fica pendente, o nosso presente pode ser completamente destruído. E foi o que aconteceu com nossa dentucinha. E ver o que tinha acontecido com as Meninas foi espantoso!
Gostei muito, mas é claro que tem vários mistérios a serem resolvidos para a conclusão da história, como por exemplo: “porque as Meninas do Bairro das Pitangueiras voltaram?” E como o Emerson mesmo disse, devemos prestar atenção em tudo que a personagem Madame Creuzodete disse. Uma das falas mais misteriosas dela: “...e quem você acha que é seu inimigo, pode acabar ajudando no final!”
Minha expectativa em relação à edição #52 é bem grande. Acho que o final será surpreendente.



Pedro Henrique
Também quer falar sobre a edição #51 e sobre a resenha/crítica? Então, comente! :D

22 comentários :

Pedro Brum disse...

showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

Leonardo Souza disse...

Meus Parabéns, Criatividade Sem Limites ! :D

Anônimo disse...

Não entendi uma coisa. Quem faz o roteiro do TMJ é sempre o Emerson. O Mauricio só desenha?

[EMERSON ABREU] disse...

Achei essa crítica ótima e muito inteligente! Parabéns!!

Sobre a falta da Carminha nessa edição... Bom, ela também aparece muito pouco na turminha Clássica. Antigamente, a Denise era uma secundária que vivia na cola dela mesmo, mas de uns 10 anos pra cá, a Denise se destacou tanto que deixou a Carminha pra trás (ela acha a Carminha muito fútil) Hoje em dia a Denise aparece contracenando muito mais com a Mônica mesmo ;)
Na verdade, os leitores da turma clássica até reclamam que eu uso demais a Denise como amiga da Mônica ao invés de usar a Magali. O caso é que a Magali é muito boazinha e concorda com tudo que a Mônica diz. Não há um confronto de personalidades. A Denise é bem mais cheia de personalidade e consegue criar mais situações engraçadas indo contra as decisões da Mônica ;)

Sobre o “Dia das Bruxas”, como eu havia comentado no meu blog, eu não criei essa história com o tema “Halloween” na cabeça. Ela só foi publicada nessa data porque tem vários elementos de terror (morte, fantasmas, pesadelos, etc). E como vc mesmo disse, o terror deve ser sempre suave porque tem muitas crianças lendo, e se elas se assustarem e chorarem, as mães não vão gostar nada XD

Ah, e antes que eu me esqueça: Denise forever \o/

Abração!!!

[EMERSON ABREU] disse...

Respondendo a pergunta da Louise Biolchini:
Quem geralmente escreve os roteiros da TMJ é a Petra e o Cassaro (o Flávio escreve algumas edições, como "o casamento do século"). Eu sou roteirista da Turminha Clássica. Na TMJ só escrevi as edições 51 e 52 (e a história da Denise na TMJ 05).

Temos também uma enorme equipe para desenhar e artefinalizar o mangá. O Mauricio supervisiona todo esse trabalho, aprova o roteiro, faz modificações quando ele não concorda com alguma coisa, etc.

Se vc der uma olhada na penúltima página da TMJ, pode ver o nome de todos os artistas que escreveram e desenharam cada edição!

Beijão!!

Queen OF World disse...

Não acho que esta fala seja tão misteriosa, apesar de tudo acho que esta frase se aplica bem na Sofia, porque Mônica achou que ela fosse sua inimiga, mas ela pode estar finjindo, e a Penha ? Odiei aquela garota... :(

Unknown disse...

Eu acho que a Agnes não morreu e que a Sofia,a Agnes e a Penha estão fazendo um plano para acabar com a vida da Mônica.E eu acho que elas fizeram tipo sei lá um feitiço para o Cebola se apaixonar pela Penha,para a Penha colocar o Cebola contra Mônica.Mais mesmo assim to com muita raiva do Cebola.E eu acho que a Denise vai ajudar a Mônica a derrotar a Penha,a Sofia e a Agnes.To louca para ler a tmj 52.

obs:gente quem quiser conversar comigo sobre a tmj ou qualquer outra coisa sei la me adiciona no facebook,é so procurar por Gizelli Araujo ok bjs e obg.

♥Biaz♥ disse...

Eu fiquei com mta raiva e com curiosidade do final da edição 51, (vc nem mencionou isso)pq o Cebola e a Penha se beijaram? Eles estão namorando??

Pedro Henrique disse...

Biaz, não falei do Cebola e da Penha para não revelar spoiler. ^^

Pedro do TMJ Mania

Unknown disse...

Pedro henrique quando voce vai postar os novos capitulos da fanfic eu achei ela demais nota 10 pra sua fanfic ela e show

Pedro Henrique disse...

Obrigado Suyanne! :D Os novos capítulos voltam logo, aguardem! ^^

Pedro do TMJ Mania

BremdS disse...

Bom, sinceramente, não gostei muito do papel da Denise. Ela só fez atazanar a Mônica. Muito bullying, eu achei. Isso fez a Denise não ficar engraçada, só irônica e muito insensível. Além de grosseira, um pouco. :-|
Mas, adorei a crítica! Realmente, o terror da história deixou a desejar, mas se o Maurício diz que crianças estão lendo a HQ, porque ele faz HQ's de terror então? :-O
Mesmo assim, eu amei a edição. Achei até achei que o roteiro ficou melhor e muito mais legal do que o da TMJ 50, que na minha opinião, não foi histórica, só o título. Nessa edição, eu dou os meus parabéns ao Emerson Abreu pelo roteiro, que achei bem lógico, detalhista e muito D+! A TMJ 51 ficou dentre uma das TOP melhores! :-)

Bia Silva disse...

Parabéns pela sua crítica, eu AMEI essa edição, mas eu tenho outras teorias... eu acho que ali não pe o Cebola, mas uma ilusão do Cebola, uma imagem ilusional, ou ele enfeitiçado, e por isso não consegui ficar com raiva dele, mas ainda assim estou MORRENDO DE ÓDIO da Penha!!! Acho que não pode ser a Sofia a pessoa a quem a Madame Creuzodete se refere, porque seria óbvio demais, não que ela v´´a se tornar malvada mesmo, acho que seja a Magali, mas enfeitiçada também, ou ilusional, como o Cebola, pelo que ela fala pra Mônica sobre a Sofia ser fã dela, e sobre ela nunca deixar de gostar dela, acho tudo isso muito suspeito, mas enfim...só descobrirei tudo isso mês que vem, se eu conseguir esperar, kkkk Fora isso, achei o roteiro sensacional, até me assustei uma vez, com a notícia da morte da Agnes... Amei essa edição, e espero a continuação!!

GEOVANA MARIA disse...

Gente o Cebola ea Mônica precisam voltar se não a edição 50 que mostra os dois casando no Futuro não tera mas nenhum sentido eu to torcendo muito pra que eles voltem e que ele esteja apenas enfeitisado ou coisa do tipo , ele não pode ter feito isso por vontade propria ... Eles tem que voltar... E ainda vai demora um pouco menos de 1 mês para eu desconbri assim meu coraçãozinho não aguenta mais kkk... Mas gente vamos se uni e torce MUITO por eles...
MÔNICA & CEBOLA FOREVER <3 <3 <3 ...

Anônimo disse...

Obrigado por ter respondido a minha perguntada! E desculpe por o agradecimento ter demorado tanto!

Mallagueta disse...

A crítica ficou boa, embora eu ache que devia ter um pouco mais de profundidade e detalhamento. Se for pelo receio de dar spoiler, então vc pode colocar um aviso.

Eu confesso que achei a Denise um pouco chatinha, mas ela é do tipo de pessoa que a gente não pode levar a sério tudo o que diz. Não levando pro lado pessoal, beleza. Acho que é o jeito dela de demonstrar afeto. E os comentários dela foram engraçados mesmo.

E acho que na próxima edição, a companhia dela vai ser melhor pra Monica do que a da Magali. Ela é debochada mesmo e não leva as coisas muito a sério, então pode impedir que a Monica mergulhe demais no vitimismo e na auto-piedade. Já a Magali, mesmo sem querer, pode ficar no "ô, coitadinha da Mônica, aiaiai", o que não seria nada saudável pra ela.

Unknown disse...

Olá pedro, meu nome é Gabriel de Andrade, dono do blog www.turmadamonicajovemvicio.blogspot.com, gosto imenso do seu blog.
Pra falar a verdade eu acho que tudo é armação das meninas do bairro das pitangueiras, não tem muito sentindo elas irem pro bairro do limoeiro, não sei, mais acho isso.
Espero que Emerson Abreu tenha caprichado na tmj 52.

~Gabre El disse...

Adorei a crítica e concordo sobre a 4° capa,a da edição 39 sim esta boa e de halloween. Dou meus parabéns ao Emerson Abreu e ao seu blog também.E Emerson Abreu,você não pode revelar no twitter spoillers não(estou falando sobre as panterelas originais)e sobre a edição 52,vai ter aquelas cenas que se repetiram mudando a ultima fala?(da primeira pagina e da penultima)

Paulo disse...

Gostei da edição 39, concordo com vários pontos da crítica, Denise realmente está ótima nesse volume, com muito humor e alfinetadas que somente ela sabe dar. Porém temos que ressaltar que a parte sombria da edição deixou muito a desejar, não é porque crianças lêem que a historia deve ser amenizada, afinal é Turma da Mônica JOVEM e crianças de 5 a 10 anos não se enquadram nessa categoria. Então vamos aos pontos fortes e fracos.
Fortes: Denise deu um show, falas bem legais e regadas de humor e alfinetadas. O início é um pouco misterioso, Sofia deu um toque na revista mas acabou que Denise tomou a cena de tudo.
Fracos: Parte do mistério fraco, pokémons alados – tosse - quer dizer porcos alados não se enquadraram na historia o que tem haver uma coisa com a outra? Não poderia ser criaturas das sombras que goram pegas para experimentos?
Bem avaliando a edição podemos dizer que ela foi boa, mas não superou o mistério da edição 39.

Unknown disse...

pra quem comprou e leu,sabe que o final da edição 51 foi realmente surpreendente,eu não esperava que o cebola ia fazer aquilo ^^

Expectativas estão lá no alto para a proxima edição,ja que pra mim a 50 não foi tudo o que esperei dela,bom pra 51 as expectativas estão maiores ainda,e a penha ta mais gata que a monica ^^

Bruuh* disse...

gente eu amei essa ediçao tah muito boa msm vale a pena ler e reler!

Anônimo disse...

Eu adorei a critica.

Eu também acho que o terror deixou um pouco a desejar, até por que no final acabei mais rindo por conta dos comentários da Denise, do que me assustando.

Acho que talvez seria legal o Mauricio deixar a indicação de idade um pouco maior, tipo 12, ai ele poderia colocar mais terror, e tal.

Pra mim foi impecavel a edição, apesar de eu também ter em decepcionado com a contra capa, que poderia ter mais haver com o tema.

Beijos!

PARABÉNS! VOCÊ ENCONTROU A FIGURINHA 47 COM A MAGALI JOVEM!