sexta-feira, 3 de junho de 2011

TMJovem #34 já vendeu 500 Mil Exemplares


Em entrevista exclusiva ao site IG, Mauricio disse que a edição do namoro entre Mônica e Cebola, já rendeu 500 mil "gibis". Além disso, o cartunista falou sobre sexo, na Turma da Mônica Jovem, sua sucessão na empresa e do Chico Bento Jovem. Confiram a entrevista:

IG: O início do namoro entre Mônica e Cebolinha vai estimular a abordagem de temas como sexo na adolescência em "Turma da Mônica Jovem"?
Mauricio de Sousa: Não sei ainda. Se nós sentirmos que o público aceita, se não houver muito pé atrás, acho que podemos tocar no tema, mas nunca o sexo será o assunto de uma história. Podemos falar dos primeiros momentos de uma preocupação, dúvidas sobre o assunto, mas não exatamente de sexo.
Nos primeiros anos na escola os professores já falam com as crianças sobre o assunto, não podemos fugir da realidade. Mas vamos fazer de uma forma que atenda ao jovem e não choque os adultos e crianças que leem as revistas. Temos que ter cuidado, pois essas publicações circulam em três faixas de público. É como se estivéssemos na mesa de jantar, onde os assuntos são discutidos naturalmente para toda a família.


IG: Você acha que tratar de sexo é mais difícil do que de drogas ou de abuso de álcool?
Mauricio de Sousa: Quando eu comecei a série já pensei em usar esses assuntos. Tanto que eu coloquei na capa da revista "aconselhável para maiores de 12 anos". Mas aí descobrimos que a garotada de 8, 9 anos estava comprando o gibi. Falei "Xi! Não posso partir para algo dessa profundidade". Por isso acabei suavizando o processo, focando as histórias num lado romântico, e me distanciei desses temas que eu queria abordar.
Mas vai chegar o momento, só não sei quando e de que maneira. Costumo dizer que a Turma da Mônica não levanta bandeiras, mas se passa uma bandeira que todos estão segurando, pegamos ela.

IG: Você disse que a Turma da Mônica Jovem surgiu de um desejo seu de manter contato com o seu público, que estava cada vez amadurecendo mais cedo. Como você vê esse encolhimento da infância?
Mauricio de Sousa: Isso tem sido uma coisa normal por causa do tipo de educação e informação que chegam às crianças. A internet, os games... A criança está receptiva para um monte de informações e liberdades que não tinha até muito recentemente.


Consequentemente ela pula etapas na fase de desenvolvimento - não no desenvolvimento físico ou na maturidade, mas nos hábitos. Por causa disso a garotada está adotando costumes de adolescentes mais cedo - às vezes nem sabendo o motivo de usar aquela roupa ou falar daquele jeito.
Foi aí que percebi que as nossas revistas clássicas estavam fugindo das mãos da garotadinha antigamente que lia até os 14, e agora aos dez já achava coisa de criança. Foi quando resolvi criar essa alternativa, misturando o mangá com os personagens da Turma da Mônica.


IG: Qual a sua opinião sobre a publicidade direcionada para o público infantil?
Mauricio de Sousa: Eu acho que houve desacertos, não acho que foram abusos, mas desconhecimento ou falta de informações e adequações de algumas empresas, que estavam esquecendo-se de coisas evidentes que envolvem os cuidados que devemos ter na orientação da criançada quanto a costumes, hábitos, alimentação... Cuidados com o corpo e a saúde.
Sou contra proibições. Acho que a família precisa ser chamada para cuidar mais e melhor da situação dos filhos. Os pais precisam rejuvenescer para entender os jovens e os jovens precisam entender suas responsabilidades na família.

Sou totalmente contra leis e decretos de proibição, ou que formulem que o Estado deve cuidar da criançada ou da família - o Estado precisa cuidar de coisas mais graves como a educação, o contrabando, e nós precisamos reeducar não apenas as crianças, mas as famílias, para que assumam o cuidado dos filhos. Com isso vamos evitar a violência, o bullying, a desobediência...

IG: Você mencionou em outras ocasiões um projeto do Chico Bento jovem, com uma proposta mais ecológica, mas até o momento nada foi divulgado. Esse projeto ainda existe?
Mauricio de Sousa: Queremos abordar as possibilidades das pessoas do campo permanecer no campo, se profissionalizarem, melhorarem a qualidade de vida e não precisarem deixar suas raízes nem nada. Isso já ocorre no Brasil e em outros países. E eu estou pesquisando essas áreas com informações do Ibama, Embrapa, ONGs, para pegar exemplos reais e criar o "Chico Bento Moço", pois em "caipirês" não existe jovem, é moço.

IG: Quando você se aposentar as histórias da Turma da Mônica continuarão a ser publicadas?
Mauricio de Sousa: Lógico! Estou no meio de um projeto de sucessão, praticamente pronto, que deve ser colocado em prática no ano que vem, para que eu tenha delegados em todas as áreas e a coisa continue. Fora de cogitação que isso pare.

O Mauricio não pode se aposentar, né gente? Tomara que ele fique mais alguns anos. :) E quem quiser conferir a entrevista completa, cliquem aqui.

E deem os devidos créditos. :)

0 comentários :

PARABÉNS! VOCÊ ENCONTROU A FIGURINHA 47 COM A MAGALI JOVEM!